Modelos de Contrato de Trabalho, saiba a diferença entre PJ, CLT, Freela, Vesting e Cooperado 😉

Fique ligado nas diferenças e faça bons negócios, pega seu café e nos acompanhe nessa leitura para não ter mais dúvidas 😉

CLT: O modelo mais tradicional que temos

O contrato CLT é o mais comum . Você tem proteções legais, como férias remuneradas, 13º salário, FGTS, licenças e seguro-desemprego. Em algumas empresas você possui benefícios como VR, Plano de saúde, plano odontológico, academia e muito mais… E você tem uma carreira mais clara e segurança de receber um salário no fim do mês.

Para o empregador há o pagamento das contribuições sociais e o cumprimento das leis trabalhistas.

Porém, nem tudo é flores, você precisa cumprir uma jornada fixa e subordinação ao empregador, respeitando todas as politicas e regulamentos.

Cooperado: esse é novo para muita gente

Como cooperado, profissionais de diversas áreas se associam em cooperativas para prestar serviços para outras empresas, uma rebelião dos CLT’s. Esse modelo é feito um contrato no seu CPF e você precisa fazer um aporte no capital social da empresa, normalmente descontado do seu salário mas que assim que você se desliga da cooperativa ele retorna para você e tem correção dos valores. Além disso como cooperado você terá alguns deveres, como participa das assembleias e votar nos conselhos da cooperativa. Na cooperativa você possui mais autonomia em relação aos horários e tarefas. O modelo de cooperativa não visa lucro, então tudo que ela fatura, volta para os cooperados dela.

Além disso como cooperado você terá alguns deveres, como participar das assembleias e votar nos conselhos da cooperativa. Na cooperativa você possui mais autonomia em relação aos horários e tarefas.

O modelo de cooperativa não visa lucro, então tudo que ela fatura, volta para os cooperados dela.

PJ: aos poucos está se popularizando

Como PJ, você é uma empresa que trabalha para outra empresa, para ser PJ você precisa ter CNPJ, emitir nota fiscal pelos serviços prestados, ter uma contabilidade para estar em dia com as obrigações, ter uma conta PJ em alguns momentos, em alguns casos você vai precisar de um advogado também.

Algumas empresas exigem um horário fixo ou exclusividade na prestação de serviço, vai de você negociar com a empresa 🙂

Nesses casos você acaba recebendo mais valores líquidos no salário na sua mão, porém não possui direitos trabalhistas e precisa considerar isso no seu salário e no seu planejamento financeiro.

Freelancer : para nômades digitais, gen z e espíritos livres.

O famoso freela é mais independente, geralmente atuam em projetos temporários, as vezes é bom para uma renda extra.

No geral você tem liberdade para escolher seus clientes e projetos, mas a gente sabe que não é sempre possível.

Não tem benefícios trabalhistas como férias remuneradas, décimo terceiro, fgts, e segurança em caso de algum problema de saúde… O pagamento é por projeto ou hora trabalhada, sem vínculo empregatício.

Viver de freela é muito arriscado e precisa entregar muito carisma e um trabalho muito bom para a sua rede ir te indicando, pense bem…

Vesting: Startupeiros Attention

O vesting é um modelo mais específico relacionado a startups e empresas em crescimento. Esse contrato foca em reter talentos estratégicos para a empresa de forma preventiva ou em contrapropostas de desligamento.

Ele se refere à concessão gradual de participação acionária aos colaboradores ao longo do tempo, com base no cumprimento de metas ou tempo de serviço. Isso alinha os interesses dos funcionários com o sucesso da empresa.

É um modelo de contrato não tão difundido ainda e dependendo do quanto você acredita no negócio e o potencial de renda é enorme.

Royaltys… royaltys…

Como tomar a decisão? Como escolher o modelo?

Leu tudo, chegou até aqui e ficou com receio de qual escolher ou se é o melhor modelo para você, tudo bem a gente te entende, é difícil mesmo, muitos fatores e risco.

Mas lembre-se risco existe e sempre irá existir, escolha o que seu coração mandar ou o consenso que você chegar na terapia, caso você faça.

Analise todos fatores na sua decisão e com carinho, mas se pudéssemos dar uma dica, o principal fator que você deve escolher é o seu estilo de vida, qual dos modelos combina mais com a vida que você quer ter? 😉

Esperamos que tenha te ajudado! Caso não, nos indique conteúdo para falar mais sobre e te ajudar a pensar e tomar sempre as melhores decisões.